top of page

COMÉDIA DE LAERTE

Profissionais com DRT

  A proposta deste curso de teatro está fundamentada nas práticas, exercícios e jogos teatrais utilizados nos grupos dirigidos por Laerte Ortega (in memoriam) nas décadas de 1970, 1980 e 1990, especialmente nas atividades desenvolvidas no Grupo de Teatro Experimental Lua Nova entre 1982 e 1995, bem como no Grupo de Teatro Nóis, originário do Movimento de Teatro de Bairros de Curitiba, atuante entre 1976 e 1979.

 

  "A comédia de Laerte" é uma alusão à Commedia dell'Arte renascentista, gênero teatral muito apreciado pelo diretor e dramaturgo que inspira este projeto. É importante ressaltar que o teatro praticado por Laerte, ao longo de mais de duas décadas, passou por diferentes fases e recebeu muitas influências estéticas, não se restringindo apenas à Commedia dell'Arte.

  Outro aspecto da proposta é a leitura e análise da dramaturgia de Laerte Ortega, especialmente suas comédias, com destaque para textos produzidos para Teatro de Rua, como "A PAIXÃO DE CLOTILDE" e "O SHOW DO BATATÃO COM A BANDA ESPARADRAPO" (este último uma coautoria de Paulo Afonso com Laerte Ortega, inspirada nas esquetes de palhaços circenses).

  A principal característica dos grupos coordenados por Laerte Ortega consistia na formação de atores, independentemente de suas origens, classe social, formação escolar ou faixa etária. Os coletivos cênicos por ele dirigidos eram, de fato, espaços abertos a pessoas interessadas em fazer teatro e desenvolver-se artisticamente, sobretudo como seres humanos. E, para coroar esse processo, a encenação de uma comédia inspirada nos textos de Laerte Ortega será o ponto alto do curso.

Diferenciais:

  • Vivência da prática teatral e laboratórios de criação cênica. Através da aplicação de jogos teatrais, dinâmicas de grupo, exercícios de expressão e consciência corporal, bem como aulas expositivas e dialogadas referentes a aspectos teóricos do teatro e elementos do Teatro de Laerte Ortega (visão de mundo, influências estéticas, ativismo cultural).
  • O desenvolvimento da capacidade de atuar em cena, de jogar o teatro, de interagir com atores e a platéia, para Laerte Ortega estava diretamente relacionado com o processo de individuação da cada participante. Neste processo, denominado por Ortega de Teatro Alquímico, a vivência teatral torna-se um meio de aperfeiçoamento pessoal e coletivo.
WhatsApp Image 2023-06-21 at 14.54.05.jpeg

COMÉDIA DE LAERTE

Duração:

1 Semestre.

Carga Horária:

120h/a.

Turma:

Segunda e Quarta - 19h às 22h.

Faixa Etária:

Profissionais com DRT.

Coordenação


Coordenação Acadêmica:

Washington Ferreira de Souza


Assessoria Acadêmica:

Simone Hidalgo


 

Para mais informações sobre

valores entre em contato conosco:

(41) 9 9943-9396

contato@cenahum.com.br

Fale conosco

bottom of page